terça-feira, 22 de junho de 2010

Achados Paleontológicos

Boa Noite...
Bem, hoje a gente vai mostrar aqui alguns dos maiores achados da paleontologia.
São "peças" que tiveram e ainda tem grande importância para o entendimento da história do nosso planeta, para o entendimento da nossa história.
Boa leitura...


Um bebê mamute fêmea de seis meses, foi encontrado no permafrost (região permanentemente congelada) no nordeste da Sibéria. Os mamutes eram animais que apresentavam tromba, presas de marfim encurvadas, e tinham o corpo coberto de pelos, semelhante aos elefantes.
Apesar de ter morrido há 10 mil anos, um pouco dos longos pelos do bebê mamute ainda foram conservados. É o espécime mais bem preservado já achado.


Um fóssil de gliptodonte, um mamífero que viveu no continente americano há mais de 30 mil anos, foi encontrado no Uruguai. O gliptodonte é um mamífero herbívoro, antepassado dos atuais tatus. Ele podia medir até três metros e pesar uma tonelada e meia.
O fóssil foi encontrado por Mario Vignolo, um menino de 12 anos que o encontrou enquanto ia pescar perto de casa. Com um metro e meio de comprimento e em bom estado de conservação, o fóssil foi levado pela para o Museu Alejandro Berro, na cidade de Mercedes.


O Argentinosaurus huinculensis ("lagarto argentino de Huincul") viveu no final do Cretáceo, há 95 milhões de anos, nas savanas da América do Sul. Ele media cerca de 45 m decomprimento, 20 m de altura e pesava de 90 a 110 toneladas, o que o torna o dinossauro mais pesado.
Foi descoberto em Huincul, província de Neuquén, na Argentina, em 1993 por Guillermo Heredio. Pouco do dinossauro foi fossilizado, apenas algumas vértebras, costelas, uma tíbia e um fêmur.



Um esqueleto quase completo de uma preguiça gigante de 3 metros foi achado há alguns anos no Poço Azul, na Chapada Diamantina, Bahia. O animal vivera ali 11 mil anos antes.
Depois de estudar os ossos do animal, pesquisadores da PUC-Minas, concluiram se tratar de um novo gênero, o qual foi batizado como Ahytherium aureum – “preguiça de ouro”.


Interessante né?

E você, já ouviu falar de mais algum fóssil?
Conta pra gente...
Até mais =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário