quarta-feira, 16 de junho de 2010

Importância dos Fósseis

Olá pessoal...
Então, a gente já falou aqui sobre os fósseis, mas pra que eles servem? Por qual motivo, os paleontólogos e outros profissionais buscam e estudam os fósseis?
Qual a importância deles?

Os fósseis são uma importante ferramenta para os geólogos e biólogos.
Por meio do estudo dos fósseis, os geólogos são capazes de identificar o paleoambiente gerador das rochas sedimentares bem como sua idade relativa, o movimento dos continentes, a variação do clima da Terra etc. A indústria do petróleo, em todo o mundo, utiliza-se também das informações oferecidas pelos fósseis para encontrar óleo, gás natural, etc.

Por outro lado, os biólogos, que procuram entender como surgiu a grande diversidade de organismos, utilizam os fósseis nos seus estudos evolutivos. O entendimento dos processos que controlaram a evolução e dispersão dos organismos por toda Terra são úteis para a compreensão de temas como o surgimento da vida, surgimento de novas espécies, crises biológicas etc. Então por meio dos fósseis dá pra saber como foi a vida e o ambiente da terra bem como descobrir as espécies que viveram e não estão mais aqui...
(Fonte: http://www2.igc.usp.br/replicas/importancia.htm).

Agora deu pra entender, né?
Caso tenha ficado alguma pulguinha atrás da orelha, o blog está aberto a perguntas, sugestões, etc... Ok?
Vamos fazer desse encontro constante.
Até logo!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário